"Adoro comentários, seguidores e respostas de enquetes"

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Doces !!! td de bom , hum q delícia!!!!!!!!!!!!


Vamos resgatar a história dos doces? Dê seu depoimento.


A história do doce brasileiro não está documentada! Muita coisa foi perdida e está apenas na memória do nosso povo. Colabore com suas lembranças. 

Existem hoje inúmeras grandes fábricas de balas no Brasil, mas não foi sempre assim. No início os esforços de produção eram de fábricas de fundo de quintal produzindo balas misturando água, essências, açúcar, corantes, etc…
Rapidamente estas oficinas familiares conseguiram se tornar grandes estabelecimentos comerciais. O fatídico é que a história das balas, e muitos doces brasileiros quase desapareceu completamente.
O que se encontra atualmente, na sua grande maioria, não é proveniente de documentos, mas de relatos de pessoas envolvidas no setor e de consumidores que acabaram criando uma grande afinidade com estes produtos.
Nossas guloseimas caíram na graça do consumidor de tal forma que acabaram marcando uma época, basta lembrar do pirulito Zorro, dos chicletes Ping Pong, das balas Juquinha, balas Soft, balas Frumelo, drops Dulcora, balas Boneco, as Jujubas, balas Pez, Toffee, balas de leite Kopenhagen, Supra Sumo, Klep´s e uma infinidade de outras.
Se você você conseguir lembrar de mais algumas, não deixe de comentar e compartilhar os seus próprios relatos conosco. Eles serão concatenados para gerar história sobre cada um dos produtos e seria ótimo ter você participando.
Segue uma pequena lista de produtos tradicionais que ainda existem ou que já deixaram as prateleiras para ajudar nas lembranças. Espero no futuro poder gerar um documento permanente para ficar exposto em local privilegiado em nosso site para consulta na internet. É claro que cada relato terá seu devido crédito.
Lá vai:
  • Balas: Bala Banda, Balas Soft, Caramelos Nestlé, Sugus, Van Melle, Pastilhas Garoto, Frutas, Big Bol, Mentex, Bala Chita, Bala Pipper, Dadinho Dizzioli , Bala 7 Belo, Balas de Canela (e continua…)
  • Chocolates: Suflair, Suflair Alpino, Diamante Negro, Chokito, Língua de Gato, Sensação, Guarda-Chuva de chocolate, Stikadinho, Chocolate Puck, Croquete, Bis, Bombom Garoto, Nhá Benta, Moedas de chocolate, Cigarrinhos de chocolate, Lápis de chocolate, Baton Refeição da Bhering, Toblerone, Sem Parar (e continua…)
  • Guloseimas: Maria Mole, Doce Geléia, Chupeta, Sparkies, Confeti, Doce de Banana, Teta de Nega, Suspiro, Doce de Leite, Doce de Abóbora (e continua…)
É por enquanto, vamos parando por aqui. ;)





Gostou?

Quer mais?

Me mande comentários!!!

Bjooo Myscene!!!

2 comentários:

  1. AAAAAIIIIII!!!!
    Estou com fome agora, isto dá água na boca!!!

    Bjo



    Cecília

    ResponderExcluir
  2. Ótimo existirem pessoas envolvidas em resgatar memórias. Acho estranho os empresários, muitas vezes, não terem os registros dessas memórias!...
    PARABÉNS! Boa Sorte!

    ResponderExcluir